Friday, July 3, 2009

//MGMT// ::Kids::





Ontem estava eu com os meus filhos em casa, enquanto ouvia uns bons sons vindos da TV. A mais velha, que adora música, acompanhava-me a ver e a ouvir os videos que passavam. Nisto começa a Kids, dos MGMT, e eu digo-lhe que gosto muito daquela música. Mas passado pouco tempo começa ela a ficar muito assustada e a chorar, enquanto falava coisas que eu já nem entendia, dado o estado de stress dela. De facto, ela tinha razões para isso! O video apanhou-nos de surpresa, já que é novo e eu ainda não o tinha visto (só tinha visto este, que é não oficial), e por momentos "esqueci-me" que estava com crianças ali... É que o vídeo é mesmo assustador! Ao realizar o que se estava a passar e que ela não estava em si, mudei apressadamente para outro canal. Puz-lhe o Panda, que tanto adora, a ver se ela acalmava. Por fim, lá se acalmou e então explicou-me que o que estava a dizer era que não queria que os dinaussauros comessem o irmão... Ela tem um sentido maternal muito forte e adora o irmão! É que ela nem teve medo por ela, mas sim pelo irmão, já que este tem a mesma idade da criaça que aparece no video. Expliquei-lhe que aquilo não era a realidade, que era "a brincar", e que ninguém ia fazer mal ao mano, nem a ela. Este momento dela fez-me lembrar o que senti da primeira vez que vi o Thriller do Michael Jackson...

O video tem um mês, e "conta a história" de uma criança pequena que só vê montros em todo o lado, enquanto a sua mãe (aqui no video interpretada por Joanna Newsom) fica completamente passiva. A criança passa a maior parte do video a chorar desalmadamente, realmente assustada com medo dos tais montros... O video tem sido algo criticado por isto mesmo, já que a criança parece mesmo sofrer (e com possíveis traumas)... No site da banda tem o statement "No children were harmed in the making of this video."... Pois não parece mesmo!

Gosto muito desta música, é um bom electro, mas depois de ver o video e de o achar de pleno mau gosto, já não lhe acho tanta piada... É que sou pai, e qualquer pai quer proteger os seus filhos, e vê-los chorar doi.

Mas que video de mau gosto!

5 escutas:

elsafer said...

mau gosto .... mesmo para adultos

elsafer said...

claro ... refiro-me ao tema do video .... não a abordagem, pois concordo com ela

sonjita said...

Enfim, realmente mal conseguido...
às vezes esquecemo-nos que os miudos ao lado vêm as coisas de uma forma diferente... é de encantar a preocupação dela (pronto, é deste que acabas com o pacote dos lenços ;)

BJK

A Respigadeira said...

Este vídeo talvez seja uma dura crítica sobre os pais, que de tão imersos na sua própria vida, se esquecem de olhar para os perigos actuais em que as crianças estão envolvidas.
Não acho que esteja mal conseguido. Acho que não é adequado para crianças, mas comparado com aquilo que elas acedem todos os dias através da televisão ou videojogos, isto é muito soft!

Wellen said...

::Clara
não deixas de ter uma certa razão, sim, mas acho-o exagerado...