Thursday, July 2, 2009

//Pink Floyd// ::Keep Talking::





A música sempre teve um papel fundamental na minha vida. Digo sempre teve e ainda tem, cada vez mais. Este documento digital é disso um bom exemplo. E sobre o papel da música na minha vida tenho a vaidade de saber como tudo começou. Sei quase com toda a certeza o dia em que tudo começou. O dia em que comecei a realmente ouvir música, quando abri os ouvidos para a crítica, o saber gostar, o saber seleccionar e o saber ouvir, e ser fã. A partir desse tal dia passei então a ser eu a colocar a música que ouvia. Até então eram os outros, terceiros, que ouviam música, e eu se estivesse por perto, ia por arrasto.

Lembro-me perfeitamente de ser adolescente e estar de férias, completamente descontraído, no relax total, onde as tardes eram passadas numa sala que tínhamos lá em casa, transformada em bar/discoteca (que até tinha nome e tudo!) e que era o canto do meu irmão, mais velho que eu, onde ele recebia os amigos e onde tinha a sua aparelhagem (na década de 90 era da moda ter uma aparelhagem, quanto mais alta, melhor ;). Sim, a nível de som e luzes, o espaço estava bem apetrechado. Era um espaço bastante acolhedor. Fantástico! Já não existe, mas deixa muito boas recordações. O tal espaço acolhia também o nosso computador pessoal, que eu achava imensa piada e cujas tardes, manhãs e noites passava de volta daquilo. Esse tempo "perdido" ditou o que hoje faço... Bem, mas sobre o espaço, era mesmo muito porreiro. Passávamos lá imenso tempo, eu, o meu irmão, os meus primos, os amigos e as amigas do meu irmão, o cão, o gato... Era o nosso ponto de encontro, lá de casa. Bons tempos. E a música estava sempre connosco. Ouvia-se sempre música, sempre que a sala estava ocupada. Quem a seleccionava era o meu irmão e os amigos. De início, K7s e vinis, mais tarde CDs. A diferença de idades entre mim e o meu irmão ainda é alguma, por isso eu não ligava muito ao que eles ouviam e discutiam (era parvo, só podia), mas agora ao olhar para trás, constato que se ouvia muito boa música. Grandes bandas! Uma dessas bandas eram, claro, os Pink Floyd.

Um dos anos dessas maravilhosas tardes era o ano de 1994. Qquando não se estava a ouvir nada de especial na tal aparelhagem, a RFM era a rádio sintonizada. Também nos acompanhou muito esta rádio. As tardes eram então acompanhadas pela a RFM e lá começava a tocar uma música que me despertava muito a atenção. A música era muito intensa (lá está, itensidade!), e era uma música nova de uma banda chamada Pink Floyd. Foi aí a primeira vez que me lembro perfeitamente de uma música me bater forte. Tipo "mas o que é isto? isto é mesmo bom!" Comecei então a sentir a sede de saber mais, de ouvir mais, de consumir mais. Essa sede por música nunca mais passou. Na rádio, além desta música, Keep Talking, dava também outras músicas, mais antigas, como a Money ou a Time, que também me batiam! Estava então a descobrir Pink Floyd, e isso nunca deixa ninguém indiferente. Eu sei que fui tarde, mas acho que recuperei bastante bem o tempo ;) Sem até então saber, fui vasculhar os vinis do meu irmão e, espame-se, estava lá um álbum duplo e ao vivo, chamado Delicate Sound of Thunder. Consumi-o tanto que acabou por ficar riscado de tanto rodar.

Aquela música nova era então o single de avanço para o, na altura, novo álbum dos Pink Floyd, o The Division Bell, álbum esse que os trouxe cá a Portugal pela última vez. Lembro-me perfeitamente de sentir que gostava de ir ao concerto, mas que não tinha oportunidade para isso (na vida, vamos apanhando alguns desgostos...) Mas nem tudo foi perdido. Por causa do lançamento do The Division Bell e da vinda deles cá, a RFM andava a fazer um passatempo onde ofereciam umas camisolas da banda a quem fosse o mais rápido a responder a uma questão. A pergunta era "Qual foi o primeiro single do álbum The Division Bell?". A minha resposta pronta: "Keep Talking". Ainda hoje tenho essa camisola, que guardo e uso religiosamente ;)

Por isto, é que o The Division Bell foi o meu primeiro disco, e um dos discos que mais me tocou. Sobre a letra, claro que agora se faz luz. Na altura não me conhecia como me conheço hoje, mas a letra diz tudo. Adapta-se...

I think I should speak now ___________ Why won't you talk to me
I can't seem to speak now ____________ You never talk to me
My words won't come out right ________ What are you thinking
I feel like I'm drowning _____________ What are you feeling
I'm feeling weak now _________________ Why won't you talk to me
But I can't show my weakness _________ You never talk to me
I sometimes wonder ___________________ What are you thinking
Where do we go from here _____________ What are you feeling


Why won't you talk to me _____________ I feel like I'm drowning
You never talk to me _________________ You know I can't breathe now
What are you thinking ________________ We're going nowhere
What are you feeling _________________ We're going nowhere


A partir esta música, nada foi como antes. Mesmo nada! Esta música mudou-me, literalmente. Sem ela, não seria o que sou hoje.

7 escutas:

© said...

keep talking é uma musica de sempre, uma música para toda a vida. aquelas, de que te falei, que de cada vez que é ouvida, se descobre qualquer coisa nova... na letra, um som novo... música por detras da música. linda, simplesmente :)

elsafer said...

... a vida é feita de pequenos sublinhados .
... a musica inspira qualquer de geração de palavras
e solta as energias do artista que procura o seu sonho,
;)
há sempre um sorriso nos lábios quando se interioriza um tema de uma banda como esta.

sonjita said...

Como a Paletas de Sonhos disse, e bem, a vida é feita de pequenos sublinhados... de pontos de viragem... porque não cortar caminho e passar directamente à sublimação ;)

É bom quando ouvimos uma música e ensamos "isto parece que foi escrito para mim"..

BJK

S* said...

Gosto. Nem sou grande apreciadora da banda, mas gosto desta. :)

Nao ligo muito a musica, nunca liguei. Mas entendo que algumas pessoas a considerem fundamental. :)

Wellen said...

::©
é apenas a música que me mudou para sempre... é até dificil colocar em palavras o que ela significa (até nisso ela é perfeita ;))

::paletadesonhos
são detalhes que são tão saborosos! ;)

::sonjita
são tantos os casos desses! ;)

::S*
a música dá sentido ao que sentimos, acompanha-nos sempre, nunca nos trai. é genuína. e isso é muito bom

A Respigadeira said...

"Esse tempo "perdido" ditou o que hoje faço..." Que engraçado! A minha actividade profissional não está relacionado com aquilo que fazia na minha infância, mas quando era criança passava o tempo todo a desenhar e a pintar em qualquer lado e a recortar/coleccionar imagens!
Em relação à música, eram também os primos mais velhos que ditavam as regras do som, mas lembro-me de ouvir Pink Floyd, Europe, Bruce Springsteen, Madonna e Cindy Lauper. No Verão, os meus vizinhos regressavam de França e pátio da casa era a discoteca lá do sítio. Bons tempos! Lol

Wellen said...

::Clara
ao longo da vida vamos tomando caminhos que ganham maior forma só mais tarde, mas ao olharmos para trás, vemos que seguimos uma orientação, sem o saber. foi o que aconteceu precisamente comigo. e também na música. só tarde, e pegando naquilo que os outros ouviam lá em casa, é que tracei o meu próprio caminho musical. e bastante pessoal ;)