Monday, May 18, 2009

{discos no leitor} Tiamat :: A Deeper Kind of Slumber::


A minha história por detrás deste álbum é interessante. A primeira vez que ouvi algo dele foi no famoso HyperTensão da Ant3na, com o António Freitas. Era uma da manhã quando, de repente, ouço no programa uns sons... Lembravam-me Pink Floyd. A música era A Deeper Kind Of Slumber. Estávamos em 1997. Gostei desta primeira vez que ouvi a música. Foi depois, realmente, a deeper kind of slumber. A partir daí, queria a todo o custo ouvir mais daquele álbum, também chamado A Deeper Kind Of Slumber, e daquela banda, uns tais de Tiamat, uma banda de metal (?) sueca. Essa foi então a primeira música dos Tiamat que ouvi, e saber que era uma banda de metal era uma surpresa para mim, já que esta música tem tudo menos metal.

Bem, procurei então o álbum que o encontrei à venda por cá, na versão digipack. Ouvi-o e ouvi-o e a coisa ao fim de algum tempo já não me parecia tão interessante... Achava eu... Tentei vender o álbum, na tal versão rara digipack. Consultei os meus colegas de género, ofereci trocas, enfim, tentei algumas abordagens, mas ninguém o quis. Também não achavam grande espingarda... Ficou então encostado, guardado na minha discoteca. Hoje, dou graças por não ter conseguido desfazer dele. Finalmente considero-o um dos melhores álbuns de metal da década de 90.

A Deeper Kind of Slumber não é um álbum fácil. Uma mistura complexa de metal, com uma forte componente electrónica, obscuridade quanto baste, especialmente nas letras e é bastante atmosferico, o que joga bastante a seu favor. Hoje ouço-o com alguma vaidade, vaidade de saber gostar deste álbum, do início ao fim. Vaidade de saber que ele me diz tanto, me acompanhou tanto. São várias as boas músicas, para mim. Destaco a música que dá nome ao álbum, e que fica aqui o vídeo, mas a melhor para mim, claro, é a faixa 8, Only In My Tears It Lasts... Este álbum segue a linha do anterior, Wildhoney, de 1994 e que catapultou a banda para o sucesso, notando-se já a orientação da banda para esferas mais atmosféricas. Depois de A Deeper Kind of Slumber lançam o Skeleton Skeletron, este sim, uma desilusão...

Aqui fica a música A Deeper Kind of Slumber. Ouçam-na de olhos fechados...




How I wish that you were here
Before all flowers disappeared

1 escutas:

elsafer said...

sad ... for some single days
perhaps one day , who knows ... i try don"t have them ... the days , and the moments