Friday, April 18, 2008

{discos no leitor} Pink Floyd :: The Division Bell


Comprei o meu primeiro CD em 1994. O disco em causa é o The Division Bell, o último álbum de originais dos Pink Floyd. E foi o meu primeiro CD por várias razões. Na altura o CD foi muito anunciado na rádio (especialmente a RFM, que era a que eu ouvia), passavam muitas outras músicas dos Pink Floyd (como a Money e a Time) e eu comecei a gostar da banda. O meu irmão tinha o 2Vinil do The Delicate Sound of Thunder, e que eu comecei a ouvir com muita fome. O CD então saiu e lá fui comprá-lo. Lembro-me que foi em Oliveira de Azeméis, no pseudo/Shopping Raínha, e que custou 3.600$00 (carote!). Ainda sei estes detalhes precisamente porque foi o meu primeiro CD :) Desde essa altura que os Pink Floyd são a minha banda rock preferida. Ouvi-os em muitas alturas da minha vida, em momentos bons e em maus momentos também. Este não é o melhor álbum dos Pink Floyd, seguramente. Mas para mim é o melhor, porque ouvi-o bastante no tempo certo, ou seja, quando saiu, e aprendi a gostar de forma individual e pessoal cada uma das músicas.

Gosto de todas as músicas, mas a minha música preferida do The Division Bell é a Wearing the Inside Out, a música mais deprimente do disco. E é a minha música preferida do álbum desde sempre. Na altura desconhecia a minha "queda" para a música mais darkside, já gostava do género... pelo menos do que me chegava aos ouvidos e que era do mais ou menos do género :)
Esta música Wearing the Inside Out não é cantada pelo Gilmour, o vocalista da banda, depois do Syd Barret, mas sim pelo teclista Richard Wright. E é uma das duas músicas que nunca foi tocada ao vivo pela banda!

A capa é fantástica, o artwork também, e o CD tem na caixa um detalhe fantástico. Na caixa tem uma gravação em braile que diz "Pink Floyd". Nunca mais apanhei um CD com um detalhe deste género!

Na altura do lançamento a banda fez uma tour gigantesca, que passou por Portugal. Costumo dizer que tenho 3 concertos da minha vida: VNV Nation (que perdi descaradamente a oportunidade de os ver no HC/Gaia, já com bilhete e tudo mas também com 39,5 de febre na noite do espectáculo... a febre levou a melhor sobre o bilhete :( ), The Fields of the Nephilim e, claro, Pink Floyd. Este claro que é incomparável aos outros dois... Não os vi em 1994, mas tenho uma recordação: ganhei na RFM uma camisola do álbum :p (pergunta: qual o primeiro single do álbum? resposta: Keep Talking) Depois do Live8 veio a confirmação e a desilusão. A banda não se vai reunir nem realizar futuras tours (os anos pesam!). Resta-me ficar pelo 2DVD The Pulse! Ah, os concertos deste DVD já não é material novo para mim. Passou na RTP em 1994 ou 1995, e eu vi e revi, pois na altura gravei em VHS :p Até o "transferi" para uma K7 audio! Mas é um excelente documento! Ah outra vez! A CAIXA ESPECIAL Shine On (que fantástica peça de colecção)! Já estive com uma na mão, mas quando me decidi a comprar, e como é uma edição especial, já não havia/existe! Ninguém sabe/tem uma caixa para venda??

Aqui fica o vídeo de uma versão ao vivo da música Wearing the inside out.





Haveria muito a dizer sobre The Division Bell [2]


ps.: Foi com este CD que "acordei" para a música... para nunca mais "adormecer"!

3 escutas:

Unknown said...

De facto, é muito difícil escolher uma música dos Pink Floyd (para mim, um dos melhores grupos de sempre!). Todas as músicas são verdadeiras construções cénicas que nos transportam para outra dimensão.

elsafer said...

a "verdadeiras" musicas têm várias linguagens, pois falam-nos cada dia de maneira diferente ... esta é claramente uma delas , pois sintonizam com o nosso emocional e reportam-nos para as imagens da nossa vivência ...
pela manhã foi uma boa dica ( completa o cantar do pardal que acabo de ouvir , parece estranho , mas é verdade , mesmo para quem é citadino)
;)

Wellen said...

::paletadesonhos
as nossas músicas estão sempre connosco :)