Sunday, November 29, 2009

//Enigma// ::Mea Culpa::





Lembro-me muito bem da altura em que este álbum saiu. Falo de MCMXC a.D., o primeiro álbum do projecto Enigma, que apareceu em 1990. Lembro-me bem de ser uma coisa completamente nova na música que se fazia e que se ouvia. Discutia-o com familiares, com amigos. Terá sido, talvez, o primeiro disco que me tocou verdadeiramente, como música e como sentimento. Na altura era muito novo, ainda brincava com carrinhos e legos, mas fazia questão de manter o leitor de cassetes ao lado, com a cassete do MCMXC a.D. gravada do CD de uma prima mais velha.

Ainda hoje é um álbum que quando passa no leitor, gosto de o manter por algum tempo. É um dos discos da minha vida, e traz-me sempre algo de novo. Traz-me algo do passado até mim, mas também traz-me o presente.

Gosto de música conceptual. Gosto de álbuns conceptuais. E este é um excelente álbum conceptual. Gosto da envolvência religiosa, gótica, electrónica e sexual do álbum.

Mea culpa. Tantas vezes a sentimos... Uma das músicas mais fortes de MCMXC a.D.. Uma boa recordação.

O projecto Enigma lança neste final de ano a colectânea The Platinum Collection, só para fãs.

2 escutas:

elsafer said...

se a musica per si nos transporta para um ambiente enigmático , e um pouco por todos nós reconhecido de alguns momentos da memória, o video , com os movimentos coreográficos do corpo feminino e do quotidiano de uma época de fascínio intemporal, transmite "Prâna"

A Respigadeira said...

Os Enigma tem um efeito tão grande em mim que chego a ficar mal disposta. Gosto da sonoridade, mas é uma música que me afecta negativamente. Não me perguntes porquê.

Beijo