Thursday, September 3, 2009

{discos no leitor} Hell - Teufelswerk





Isto de chegar de férias após um mês completamente out tem as suas desvantagens. Voltar ao mundo civilizado e estar completamente desactualizado no que se faz na música não é uma sensação boa para um melómano como eu. Há que recuperar o tempo perdido! Felizmente as férias estenderam-se mais um pouco, o que dá para ouvir isto ou aquilo novo.

Bem, é ele chegado então de férias e vai directo à loja de música da moda aqui da zona... Entre um CD e outro e ainda outro, há um que se destaca pela capa e pelo nome do senhor: HELL... Pois, esse Senhor Techno, tão influente na cena Techno e Electroclash, master da label International DeeJay Gigolo, que representa nomes que nunca ninguém ouviu como Fischerspooner, Miss Kittin & The Hacker ou Zombie Nation. O álbum em questão é o último, de nome Teufelswerk e a capa faz lembrar imediatamente a capa de Robots dos também alemães Kraftwerk. Aliás, foi esta semelhança visual que me fez pegar logo no CD. Lá dentro, mais semelhanças com robots, com Hell numa postura mecânica. Ainda mais dentro, propriamente nas músicas, as semelhanças com Kraftwerk não mais do que muitas, mas já lá vamos.

O álbum é composto por dois CDs, separados por Night e Day. Pessoalmente acho que em Night estão as melhores faixas do álbum. Ah, e as faixas, muitas delas, são longas, para cima de 8 minutos, o que demonstra que este produtor não tem medo de arriscar em músicas de dança longas e o seu à vontade na cena electrónica de vanguarda. E eu que adoro músicas longas! ;)

Destacando algumas faixas, primeiro de Night:
* U Can Dance: Teufelswerk abre com esta faixa, que conta com a participação na voz de Bryan Ferry. Faixa de techno intensa, obrigatória em qualquer pista de dança de qualidade.

* Electronic Germany: depois de U Can Dance seguimos viagem até à Alemanha Electrónica. E é obvia aqui a presença dos electrónicos alemães Kraftwerk. Desde os teclados até à utilização do vocoder! Esta bem que podia ser uma música daqueles senhores ;) É esta música que destaco deste álbum, já que ando viciado nela! São 8 minutos de pura curtição!

* The DJ: mas a viagem cai logo a fundo quando esta começa a rodar... Tem a participação especial do P. Diddy... Dispensável esta. A música é como que uma espécie de crítica a alguns tipos de DJs... Ah, e ficamos a saber que o Diddy sabe falar bué de inglês. Como ele diz, fuck it... Lá para o fim até que o techno melhora, mas não o suficiente. Quando esta está no leitor, passo imediatamente para...

* The Disaster: esta. É boa, mas quanto a mim demasiado minimalista. Há melhores como por exemplo a seguinte, outro ponto alto do Night.

* Badyfarm2: esta é mesmo ao meu estilo: Research / Genetic / Human / Cryonic, além de ter uma batida fantástica. Muito bom techno com boa dose de dub ;)

* Hellracer: A viagem ganha outro fôlego e velocidade com Hellracer. Faixa para ouvir não a menos do que 180Km/h e tão alto quanto possível para sentir as vibrações no peito. O sample faz-me lembrar obey 1.0 de SkinjoB (podem sacar aqui um set meu antigo, onde uso esta faixa). Muito boa malha esta!

* Wonderland: depois da viagem alucinante que vínhamos a fazer, abrandamos com Wonderland, onde Hell nos devolve minimalismos 8-bit, batidas techno e boa disposição.

* Friday, Saturday, Sunday: Night acaba com Friday, Saturday, Sunday, uma boa faixa para warm up para as noites de Friday, Saturday, Sunday ;)


Em Day, já não há faixas tão viciantes como em Night, mas mesmo assim destacam-se boas malhas.
* Germania: é das melhores, senão a melhor de Day... Começa de forma muito tímida, mas desenvolve, e de que maneira. Aqui Hell tem espaço para tudo, ao longo dos quase 10 minutos de som. Aqui Kraftwerk são substituídos por Jean Michel Jarre. Querem melhor? ;)

* The Angst: segue-se para The Angst, outra das melhores do álbum todo. Muito boa guitarra junto com house music, techno, e até algum IDM! Hell no seu melhor!

* Nightclubbing: faz lembrar algumas faixas dos anos 80. É boa esta, mas ainda me estou a habituar.

E é isto. Resumindo: foi uma boa compra impulsiva. O produtor tem um nome pesado, a capa chamou-me visualmente, e não me arrependo de o ter adquirido sem ouvir nada antes ;)

2 escutas:

Leonor said...

Xiiiiiiiiiiiiiiiiii, tanta coisa nova para eu ouvir!!!
Vou mudar-me para o sapo, sim, num registo um pouco diferente.
Depois venho cá largar o convite.

Beijinhos

Wellen said...

::Mlee
voltei em força ;) e tu também volta! ;)