Sunday, November 29, 2009

//Enigma// ::Mea Culpa::





Lembro-me muito bem da altura em que este álbum saiu. Falo de MCMXC a.D., o primeiro álbum do projecto Enigma, que apareceu em 1990. Lembro-me bem de ser uma coisa completamente nova na música que se fazia e que se ouvia. Discutia-o com familiares, com amigos. Terá sido, talvez, o primeiro disco que me tocou verdadeiramente, como música e como sentimento. Na altura era muito novo, ainda brincava com carrinhos e legos, mas fazia questão de manter o leitor de cassetes ao lado, com a cassete do MCMXC a.D. gravada do CD de uma prima mais velha.

Ainda hoje é um álbum que quando passa no leitor, gosto de o manter por algum tempo. É um dos discos da minha vida, e traz-me sempre algo de novo. Traz-me algo do passado até mim, mas também traz-me o presente.

Gosto de música conceptual. Gosto de álbuns conceptuais. E este é um excelente álbum conceptual. Gosto da envolvência religiosa, gótica, electrónica e sexual do álbum.

Mea culpa. Tantas vezes a sentimos... Uma das músicas mais fortes de MCMXC a.D.. Uma boa recordação.

O projecto Enigma lança neste final de ano a colectânea The Platinum Collection, só para fãs.

Saturday, November 28, 2009

//The Horrors// ::Who Can Say::





Continuo sem conseguir consumir a minha dose diária recomendável de música que gostaria, mas ainda assim me chegam sons que fazem-me parar tudo e ouvir, ouvir e sentir. A minha última descoberta foi The Horrors, através do segundo álbum de originais, de nome Primary Colors. E de facto, o álbum é bastante primário e minimalista, revisitando de forma excelente o género post-punk e shoegazer dos anos 80, mantendo no entanto o toque actual da electrónica aliada ao indie. Estou a adorar descobrir este Primary Colors. Confesso que não conheço o primeiro álbum, mas para quem, como eu, adora a época post-punk e goth rock vindas de terras de Sua Majestade, este é um álbum a ouvir muitas vezes. E sim, a banda é de Londres (duh!)...

Deixo aqui a sugestão da 3ª faixa do álbum que, apesar de ser boa, para mim não chega para destacar este álbum. Esta faixa é mais comercial, mais actual, mas faixas como Three Decades, Do You Remember, New Ice Age (Sex Pistols anyone?) e I Can't Control Myself fazem tremer qualquer amante post-punk ;).

Um álbum muito bom, de facto. Ouvindo Primary Colors lembramo-nos de nomes como Bauhaus, Joy Division, The Editors, The Stooges ou Sex Pistols. Um álbum obrigatório.

Sunday, November 22, 2009

//mind.in.a.box// ::Beyond the World::





Já lá vão 3 anos, e 30 sets...

Thursday, November 19, 2009

//Monarchy// ::Gold in the Fire (Diamond Cut Remix)::





A ver se começo a ganhar-lhe o jeito novamente ;) Fica esta sugestão para uma boa companhia sonora.

Porque o Inverno não tem de ser frio... Porque a música dá cor ao ar cinzento dos dias.

Wednesday, November 18, 2009

//The Golden Filter// ::Thunderbird:: #2





Tenho andado numa fase mais negra. Já devem ter reparado e também têm-mo dito. Concordo. Talvez seja deste início de inverno, que pede músicas mais escuras, ou talvez não. Talvez seja por ser assim, e tenha de ser assim. Confesso que também ando sem tempo para respirar e para me dedicar àquilo que tanto gosto e que não posso passar sem, a música. Estou desactualizado, ando a ouvir sons de outros tempos, ando a fugir do que se faz agora, ando em ontem, e a contar os minutos para amanhã. Mas basta! Agora é tempo de boa música, e música com cor. Nada melhor que revisitar Thunderbird, o novíssimo tema dos NY The Golden Filter, lançado oficialmente na passada segunda feira, e aqui com o vídeo oficial. É uma música repetente por aqui, mas é um grande som para voltar ;) Sejam bem-vind@s

Monday, November 16, 2009

//Fields of the Nephilim// ::Blue Water::





Esta é uma das (muitas) músicas que eu adoro dos ingleses Fields of the Nephilim. Neste início de inverno, a chuva pede estas músicas. Blue Water.

Adoro a crueza do vídeo, e a singularidade do ambiente que a música provoca. Revejo muitas influências dos Pink Floyd...

Friday, November 13, 2009

//The Temper Trap// ::Sweet Disposition::





O brilho de um sorriso é mágico.

Tuesday, November 3, 2009

//Eskobar// ::You Got Me feat. Emma Daumas::





Ah! Até que enfim! Custou mas já está! A música que não me conseguia lembrar nem por nada por aqui neste post, afinal é esta! ;) Adoro esta música.

Faz parte do álbum A Thousand Last Chances de 2004 dos suecos (afinal, são suecos ;S) Eskobar, e conta com a participação da cantora francesa Emma Daumas. Adoro a participação dela nesta música.